16 de nov de 2011

AA Rio Visiting School - Carnaval Interativo




O workshop visa potencializar a cultura do Carnaval no porto carioca, pretendendo criar uma leitura crítica em contraponto às pressões que intencionam deslocar os barracões das escolas de samba para longe de seu lugar de origem. Trabalhando no QG da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio, o workshop colaborará com os artistas e trabalhadores locais para criar uma nova metodologia interativa de projeto, redefinindo a relação entre os dançarinos da avenida e o público. O conhecimento e a expertise locais serão combinados com técnicas computacionais de projeto, como Grasshopper, Processing e Arduino, como meio de promover a identidade da cultura do samba na região portuária através de novas intervenções arquitetônicas, urbanas e artísticas e de um carro alegórico.

Braço da Escola de Samba Grande Rio, a Pimpolhos é uma escola de carnaval infanto-juvenil que propõe  desfiles cujos carros e fantasias são inspirados pela arte contemporânea e pela reciclagem criativa de materiais. Além de projetos em diversas escalas, a Visiting School vai produzir um dos carros alegóricos do Carnaval de 2012, combinando o tema da Pequena África na Zona Portuária e o apelo aos governantes para mostrar que os barracões podem ser incluídos nos planos futuros da área como uma valiosa atração cultural.

Ferramentas de projeto e fabricação digitais irão incorporar as técnicas dos carros alegóricos, objetos "Re-propositados" (com novos propósitos) e outros elementos achados. Após o simpósio realizado na Cidade do Samba em Setembro, com representantes da prefeitura, diretores de escolas de samba e especialistas em fabricação digital, um fórum de ideias online será realizado até o início do workshop em dezembro como preparação. A etapa final será o desfile do carro alegórico interativo durante o carnaval.

Data: 6 a 15 de Dezembro 2011
Local: Barracão da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio, Porto do Rio
Inscrições:  O prazo de inscrições é 29 de Novembro de 2011. O formulário de inscrição e informações adicionais estão disponíveis em: www.aaschool.ac.uk/rio2011 e as inscrições podem ser enviadas para visitingschool@aaschool.ac.uk
Todos os participantes estrangeiros devem se responsabilizar pelos vistos para entrar no Brasil. A AA pode providenciar uma carta confirmando a participaçnao do workshop.
Acomodação e Custos: A AA Visiting School requer uma taxa de R$ 1980,00 por participante (possível parcelar em 3 vezes), que inclui a taxa para se associar à AA. As taxas não incluem voos ou acomodação, mas opções podem ser indicadas. Estudantes devem levar seus laptops, equipamentos digitais e material para maquetes.
Equipe:  Franklin Lee/Anne Save de Beaurecueil (AA), Toru Hasegawa (Columbia University), Lawrence Friesen (AA), Ernesto Bueno (Atelier UM+D), Victor Sardenberg (SUBdV), Julio Radesca (SUBdV).

11 de nov de 2011

Fab Lab SP Workshop e Seminário Internacional


Nos dias 5 - 8 de dezembro de 2011, o —ainda em formação— Fab Lab SP faz o seu primeiro workshop: Fabricação Digital: para quê e para quem?, na FAUUSP:
Especialistas e pesquisadores de vários países afirmam já ser possível perceber que a fabricação digital será um dos principais processos produtivos do Século XXI. As técnicas tradicionais de produção vêm passando por uma autêntica revolução, todavia não acabada, porém indicando uma tendência de quebra de paradigma, a ser acompanhada com atenção por universidades e centros de pesquisa.

O Workshop + Seminário Internacional FAB LAB SP, com o tema “Fabricação Digital: para quê e para quem?”, é parte das atividades do Grupo de Pesquisa DIGI FAB/FAUUSP e tem por objetivo principal difundir e refletir a respeito da aplicação das tecnologias digitais de fabricação voltadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos, além de oferecer a alunos, professores e à comunidade em geral uma oportunidade, a mais, de tomar contato e experimentar esta alternativa tecnológica inovadora.

No Workshop, além da demonstração de máquinas de fabricação digital, os participantes poderão fabricar objetos utilizando programas CAD/CAM, bem como tecnologias de corte a laser, fresa CNC (router), aplicações de placas Arduíno etc. No Seminário Internacional serão discutidas as implicações das tecnologias de fabricação digital para o Design e a Arquitetura, além do seu alcance social. Convidados internacionais irão mostrar diferentes modelos de Fab Lab ou laboratórios de fabricação digital vinculados à rede mundial FAB LAB. Ao final do evento será inaugurado FAB LAB SP, laboratório de fabricação digital da FAUUSP.
Grupo de Pesquisa DIGI FAB/FAUUSP (São Paulo, 2011).

Os primeiros três dias serão de workshop prático, e o último de seminário aberto, com os palestrantes: Jose Pedro Sousa (FAUP | OPO'Lab, Porto), Regiane Pupo (UFSC, Florianópolis), Mauro Costa (ESARQ-UIC, Barcelona), Gabriela Celani (LAPAC-FEC-UNICAMP, Campinas), Milton Villegas-Lemus (TEC | LuTec, Costa Rica), Tomás Diez (IAAC | Fab Lab Barcelona) e Benito Juárez (FAUA-UNI | Fab Lab Lima).

O evento é gratuito. Informações: www.fablabsp.org

8 de nov de 2011

Promessas digitais, realidades materiais - Conferência no ISCTE-IUL


Amanhã, dia 9 de novembro, no ISCTE-IUL, Edifício II, Auditório B104, Lisboa, Gonçalo Castro Henriques vai dar a conferência Promessas digitais, realidades materiais, no âmbito da UC, Projecto Final de Arquitectura, Laboratório de Tecnologias da Arquitectura.

Entrada Livre.

4 de nov de 2011

Workshop do SAL no LAPAC


No dia 8 de novembro, no marco do XIV Seminário de Arquitetura Latino-americana (SAL) na Unicamp, Campinas, acontece o workshop "Arquitetura e Inovação" no LAPAC, organizado pela Profª. Gabriela Celani, Prof. Leandro Medrano, Wilson Barbosa Neto e Letícia Mendes. Convidado: Prof. Herman Ascui, Universidad del Bío-Bío, Chile. Citando o programa divulgado:
O uso de novas tecnologias garante a efetiva inovação na arquitetura? Na América Latina, as recentes inovações introduzidas no parque industrial, como as máquinas de controle numérico, ainda não chegaram a causar impactos na construção civil. Para que isso ocorra é necessário que haja uma aproximação entre a indústria de ponta e as escolas de arquitetura, de maneira que a primeira forneça informações sobre as novas possibilidades produtivas e a segunda contribua com o desenvolvimento de aplicações inovadoras.

Com o objetivo de fomentar uma discussão sobre o conceito de inovação em arquitetura na América Latina, este workshop se propõe a apresentar alguns dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Escritório Modelo de Arquitetura e pelo LAPAC da FEC-Unicamp, com o objetivo de propor mudanças paradigmáticas em todas as etapas do ciclo de vida do edifício, do processo de projeto à sua construção e operação.

Após a apresentação de alguns projetos será feita uma visita a uma indústria de corte a plasma na qual está sendo executada uma peça de mobiliário para o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, desenvolvida pela equipe do emod. Os participantes do workshop serão convidados a apresentar suas experiências pessoais ou relatar casos de introdução de inovações no processo de produção da arquitetura no meio em que atuam, em especial aqueles que envolveram uma aproximação com a indústria local, resultando em ações inovadoras nas diferentes fases do ciclo de vida do edifício.
O custo do evento é gratuito. Para mais informações: www.fec.unicamp.br/~lapac

Postagens recentes