Páginas

16 de nov. de 2011

AA Rio Visiting School - Carnaval Interativo




O workshop visa potencializar a cultura do Carnaval no porto carioca, pretendendo criar uma leitura crítica em contraponto às pressões que intencionam deslocar os barracões das escolas de samba para longe de seu lugar de origem. Trabalhando no QG da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio, o workshop colaborará com os artistas e trabalhadores locais para criar uma nova metodologia interativa de projeto, redefinindo a relação entre os dançarinos da avenida e o público. O conhecimento e a expertise locais serão combinados com técnicas computacionais de projeto, como Grasshopper, Processing e Arduino, como meio de promover a identidade da cultura do samba na região portuária através de novas intervenções arquitetônicas, urbanas e artísticas e de um carro alegórico.

Braço da Escola de Samba Grande Rio, a Pimpolhos é uma escola de carnaval infanto-juvenil que propõe  desfiles cujos carros e fantasias são inspirados pela arte contemporânea e pela reciclagem criativa de materiais. Além de projetos em diversas escalas, a Visiting School vai produzir um dos carros alegóricos do Carnaval de 2012, combinando o tema da Pequena África na Zona Portuária e o apelo aos governantes para mostrar que os barracões podem ser incluídos nos planos futuros da área como uma valiosa atração cultural.

Ferramentas de projeto e fabricação digitais irão incorporar as técnicas dos carros alegóricos, objetos "Re-propositados" (com novos propósitos) e outros elementos achados. Após o simpósio realizado na Cidade do Samba em Setembro, com representantes da prefeitura, diretores de escolas de samba e especialistas em fabricação digital, um fórum de ideias online será realizado até o início do workshop em dezembro como preparação. A etapa final será o desfile do carro alegórico interativo durante o carnaval.

Data: 6 a 15 de Dezembro 2011
Local: Barracão da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio, Porto do Rio
Inscrições:  O prazo de inscrições é 29 de Novembro de 2011. O formulário de inscrição e informações adicionais estão disponíveis em: www.aaschool.ac.uk/rio2011 e as inscrições podem ser enviadas para visitingschool@aaschool.ac.uk
Todos os participantes estrangeiros devem se responsabilizar pelos vistos para entrar no Brasil. A AA pode providenciar uma carta confirmando a participaçnao do workshop.
Acomodação e Custos: A AA Visiting School requer uma taxa de R$ 1980,00 por participante (possível parcelar em 3 vezes), que inclui a taxa para se associar à AA. As taxas não incluem voos ou acomodação, mas opções podem ser indicadas. Estudantes devem levar seus laptops, equipamentos digitais e material para maquetes.
Equipe:  Franklin Lee/Anne Save de Beaurecueil (AA), Toru Hasegawa (Columbia University), Lawrence Friesen (AA), Ernesto Bueno (Atelier UM+D), Victor Sardenberg (SUBdV), Julio Radesca (SUBdV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário