Páginas

4 de nov. de 2011

Workshop do SAL no LAPAC


No dia 8 de novembro, no marco do XIV Seminário de Arquitetura Latino-americana (SAL) na Unicamp, Campinas, acontece o workshop "Arquitetura e Inovação" no LAPAC, organizado pela Profª. Gabriela Celani, Prof. Leandro Medrano, Wilson Barbosa Neto e Letícia Mendes. Convidado: Prof. Herman Ascui, Universidad del Bío-Bío, Chile. Citando o programa divulgado:
O uso de novas tecnologias garante a efetiva inovação na arquitetura? Na América Latina, as recentes inovações introduzidas no parque industrial, como as máquinas de controle numérico, ainda não chegaram a causar impactos na construção civil. Para que isso ocorra é necessário que haja uma aproximação entre a indústria de ponta e as escolas de arquitetura, de maneira que a primeira forneça informações sobre as novas possibilidades produtivas e a segunda contribua com o desenvolvimento de aplicações inovadoras.

Com o objetivo de fomentar uma discussão sobre o conceito de inovação em arquitetura na América Latina, este workshop se propõe a apresentar alguns dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Escritório Modelo de Arquitetura e pelo LAPAC da FEC-Unicamp, com o objetivo de propor mudanças paradigmáticas em todas as etapas do ciclo de vida do edifício, do processo de projeto à sua construção e operação.

Após a apresentação de alguns projetos será feita uma visita a uma indústria de corte a plasma na qual está sendo executada uma peça de mobiliário para o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, desenvolvida pela equipe do emod. Os participantes do workshop serão convidados a apresentar suas experiências pessoais ou relatar casos de introdução de inovações no processo de produção da arquitetura no meio em que atuam, em especial aqueles que envolveram uma aproximação com a indústria local, resultando em ações inovadoras nas diferentes fases do ciclo de vida do edifício.
O custo do evento é gratuito. Para mais informações: www.fec.unicamp.br/~lapac

Nenhum comentário:

Postar um comentário