Páginas

11 de nov. de 2011

Fab Lab SP Workshop e Seminário Internacional


Nos dias 5 - 8 de dezembro de 2011, o —ainda em formação— Fab Lab SP faz o seu primeiro workshop: Fabricação Digital: para quê e para quem?, na FAUUSP:
Especialistas e pesquisadores de vários países afirmam já ser possível perceber que a fabricação digital será um dos principais processos produtivos do Século XXI. As técnicas tradicionais de produção vêm passando por uma autêntica revolução, todavia não acabada, porém indicando uma tendência de quebra de paradigma, a ser acompanhada com atenção por universidades e centros de pesquisa.

O Workshop + Seminário Internacional FAB LAB SP, com o tema “Fabricação Digital: para quê e para quem?”, é parte das atividades do Grupo de Pesquisa DIGI FAB/FAUUSP e tem por objetivo principal difundir e refletir a respeito da aplicação das tecnologias digitais de fabricação voltadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos, além de oferecer a alunos, professores e à comunidade em geral uma oportunidade, a mais, de tomar contato e experimentar esta alternativa tecnológica inovadora.

No Workshop, além da demonstração de máquinas de fabricação digital, os participantes poderão fabricar objetos utilizando programas CAD/CAM, bem como tecnologias de corte a laser, fresa CNC (router), aplicações de placas Arduíno etc. No Seminário Internacional serão discutidas as implicações das tecnologias de fabricação digital para o Design e a Arquitetura, além do seu alcance social. Convidados internacionais irão mostrar diferentes modelos de Fab Lab ou laboratórios de fabricação digital vinculados à rede mundial FAB LAB. Ao final do evento será inaugurado FAB LAB SP, laboratório de fabricação digital da FAUUSP.
Grupo de Pesquisa DIGI FAB/FAUUSP (São Paulo, 2011).

Os primeiros três dias serão de workshop prático, e o último de seminário aberto, com os palestrantes: Jose Pedro Sousa (FAUP | OPO'Lab, Porto), Regiane Pupo (UFSC, Florianópolis), Mauro Costa (ESARQ-UIC, Barcelona), Gabriela Celani (LAPAC-FEC-UNICAMP, Campinas), Milton Villegas-Lemus (TEC | LuTec, Costa Rica), Tomás Diez (IAAC | Fab Lab Barcelona) e Benito Juárez (FAUA-UNI | Fab Lab Lima).

O evento é gratuito. Informações: www.fablabsp.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário