21 de out de 2010

Toolbox - incubadora profissional em Turim


O escritório Caterina Tiazzoldi / Nuova Ordentra projetou a remodelação de um edifício industrial numa incubadora profissional designada por Toolbox - Torino Office Lab & Co-working.


O projeto Toolbox procura mediar a pluralidade de espaços a diversidade de usuários utilizando volumes similares, mas com diferentes materiais de acordo com a sua função. A abordagem utilizada permite obter diferentes espaços de acordo com o mesmo conceito assegurando qualidades e níveis de privacidade. Esta idéia de projeto materializa-se nas paredes do lobby, onde emergem 500 polígonos de diferentes tamanhos, utilizados como sinalização e garantindo isolamento acústico.

O conceito do projeto deriva do modelo Adaptable Components desenvolvido por Caterina Tiazzoldi no contexto do laboratório de pesquisa NSU no Politecnico di Torino e na Columbia University. A variedade de soluções é obtida pelo uso de uma única regra de design, através da qual, um conjunto de volumes idênticos, adquire diferenciação através do material, de acordo com a função programática, e dos requisitos acústicos, térmicos e visuais de cada caixa. O desenho geral foi obtido com software paramétrico gerando infinitas configurações no mesmo modelo digital. Da mesma forma, o modelo de conforto ambiental é obtido utilizando um modelo paramétrico que recalcula o tamanho e a posição dos furos com base na troca de ar necessária em cada ambiente.

O mesmo princípio é aplicado também na gestão do espaço orientado para a flexibilidade sustentável, uma flexibilidade que não é baseada na transformação do espaço físico, mas na variedade de usos obtidos através da utilização de algumas funções combinatórias (co-working, salas de reuniões, cozinha, pátio, estacionamento). É uma flexibilidade que permite a derivação de um número quase ilimitado de cenários.

Graças às suas características originais, Toolbox é um conceito urbano que obtém a sua força tendo como referência a complexidade, variedade e mutabilidade da cidade contemporânea.





Agradecimentos à assessoria de imprensa de Caterina Tiazzoldi / Nuova Ordentra pela divulgação da Press Release referido do projeto.

4 de out de 2010

Banca de Diplomação 2 no UniCEUB



A Professora Beatriz de Abreu e Lima convida aos interessados a presenciar a apresentação dos seus alunos de Diplomação 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo, amanhã, 5 de outubro de 2010, no atelier 9, bloco 11, UniCEUB, Brasília – DF.

Os alunos Eduardo Crosara, Maria Gabriella Nunes Pinta Gama, Raquel Ruas Monte e Rodrigo Cruz dos Santos vão apresentar os seus projetos de intervenções urbanas desenvolvidas usando técnicas de modelagem generativa. Como banca, contarão com os Arquitetos: Ernesto Bueno, Lucas De Sordi, Ricardo Innecco e Thiago Pimentel.

Imagem por Beatriz de Abreu e Lima.

Postagens recentes