Páginas

21 de out. de 2010

Toolbox - incubadora profissional em Turim


O escritório Caterina Tiazzoldi / Nuova Ordentra projetou a remodelação de um edifício industrial numa incubadora profissional designada por Toolbox - Torino Office Lab & Co-working.


O projeto Toolbox procura mediar a pluralidade de espaços a diversidade de usuários utilizando volumes similares, mas com diferentes materiais de acordo com a sua função. A abordagem utilizada permite obter diferentes espaços de acordo com o mesmo conceito assegurando qualidades e níveis de privacidade. Esta idéia de projeto materializa-se nas paredes do lobby, onde emergem 500 polígonos de diferentes tamanhos, utilizados como sinalização e garantindo isolamento acústico.

O conceito do projeto deriva do modelo Adaptable Components desenvolvido por Caterina Tiazzoldi no contexto do laboratório de pesquisa NSU no Politecnico di Torino e na Columbia University. A variedade de soluções é obtida pelo uso de uma única regra de design, através da qual, um conjunto de volumes idênticos, adquire diferenciação através do material, de acordo com a função programática, e dos requisitos acústicos, térmicos e visuais de cada caixa. O desenho geral foi obtido com software paramétrico gerando infinitas configurações no mesmo modelo digital. Da mesma forma, o modelo de conforto ambiental é obtido utilizando um modelo paramétrico que recalcula o tamanho e a posição dos furos com base na troca de ar necessária em cada ambiente.

O mesmo princípio é aplicado também na gestão do espaço orientado para a flexibilidade sustentável, uma flexibilidade que não é baseada na transformação do espaço físico, mas na variedade de usos obtidos através da utilização de algumas funções combinatórias (co-working, salas de reuniões, cozinha, pátio, estacionamento). É uma flexibilidade que permite a derivação de um número quase ilimitado de cenários.

Graças às suas características originais, Toolbox é um conceito urbano que obtém a sua força tendo como referência a complexidade, variedade e mutabilidade da cidade contemporânea.





Agradecimentos à assessoria de imprensa de Caterina Tiazzoldi / Nuova Ordentra pela divulgação da Press Release referido do projeto.

5 comentários:

  1. Toolbox Torino project submission on Parametricismo
    ... I did the translation to Portuguese with the great help of Gonçalo Castro Henriques, for what is the first collaboration we do together as blog editors.

    ResponderExcluir
  2. obrigada por estar divulgando essas pesquisas. Queria saber qual programa/modelo parametrico foi usado para o modelo de conforto ambiental. Voce sabe? bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Flavia,
    O pessoal do escritório da Caterina Tiazzoldi solicitou a publicação, provendo o press release com esta informação que a gente traduziu e resumiu, tentando ser o mais literal possível, especialmente na parte que fala de parametria. Daí para frente, só podemos inferir. Na primeira imagem, fica claro que os volumes do lobby foram desenvolvidos no Grasshopper, mas somos alheios ao desenvolvimento do projeto e da pesquisa do NSU, porem, desconhecemos o software usado nos outros sistemas paramétricos e os detalhes destes modelos.
    Se achar útil para a sua pesquisa, recomendo escrever para eles. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. A volumetria me parece ter sido gerada no rabbit plugin do grasshopper, ou mesmo com uma grande série randômica para composição das alturas gerando o volume dos cubos, foi o que achei não sei se concorda Ernesto, o certo é que ficou muito legal o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, no Grasshopper e nos seus plug-ins existem muitas formas de chegar numa mesma solução. Certamente, o Rabbit pode fazer autômatas celulares que desenvolvam variações nos cubos, mas eu acho que esta pode ser uma variação aleatória no tamanho da extrusão de uma matriz de caixas.

    ResponderExcluir