16 de jun de 2011

AA High-Low Design Workshop São Paulo


Nos dias 11 a 21 de julho, no Centro Cultural FIESP vai acontecer o próximo AA Visiting School São Paulo, intitulado: High-Low Design Workshop. Segue o Release:
O objetivo desta segunda edição da  oficina de design é a  transformação dos ambientes, materiais e culturas por meio da aplicação da computação paramétrica ambiental e dos processos de fabricação digital usando materials e métodos de fabricação locais . Com esta nova prática, definiremos uma nova arquitetura que emprega a alta e a baixa tecnologia no projeto. Um dos objetivos da oficina de design é incrementar estratégias para a arquitetura sustentável, de modo a trazer à concepção ecológica uma nova estética e agenda social ligada ao meio brasileiro.

A geração desta nova arquitetura high/low leva em conta a mediação dos fatores ambientais. Controlados pela computação e calibrados em simulações de conforto ambiental, os componentes mediadores são também estruturais, funcionais e ornamentais  e respondem a múltiplas forças – naturais e culturais. O objetivo é criar múltiplas organizações espaciais para diferentes tipos de edifícios e espaços públicos, utilizando variados dispositivos de controle ambiental constituintes do edifício e inserindo-os no contexto cultural e ecológico da metrópole paulista.

O workshop fará parte do evento internacional FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, um fórum anual sobre a vanguarda da arte digital no icônico edifício da FIESP, na Av. Paulista, projeto do escritório Rino Levi que em seu térreo recebeu uma intervenção de Paulo Mendes da Rocha. Aberto a profissionais e estudantes de arquitetura e design, a oficina de design incluirá modelagem computacional paramétrica, softwares de simulação ambiental, Rhino Grasshopper, GECO, Kangaroo e Galapagos, bem como Processing e Arduino, além de processos de fabricação digital usando corte a laser e máquinas de usinagem CNC para produzir modelos físicos e protótipos. O curso será dirigido por instrutores da AA, incluindo Robert Smith Stuart, do escritório Kokkugia, Anne Save de Beaurecueil, do anglo-brasileiro SUBdV, e Sandro Tubertini, da agência de engenharia ambiental inglesa BDSP. A Visiting School será complementada por palestras de arquitetos, urbanistas e outros especialistas brasileiros e estrangeiros.


Fonte: saopaulo.aaschool.ac.uk

Inscrições: AA School - Visiting School Application

9 de jun de 2011

Palestras Senac: Processos de Projeto e Fabricação Digital em Arquitetura e Design


No dia 21 de junho de 2011, o Senac Santa Cecília promove evento sobre Processos de Projeto e Fabricação Digital em Arquitetura e Design, com palestras ministradas pelos arquitetos, professores e pesquisadores Pedro Veloso, Andrea Macruz, Carlos Machado e Regiane Pupo.

Os palestrantes vão discutir a utilização de novas tecnologias (softwares de modelagem, fabricação digital, prototipagem rápida) e seu impacto nos processos de projeto no campo do design, arquitetura e construção civil, tanto no ensino como na prática profissional. No fim das palestras individuais, os convidados respondem perguntas do público.

As palestras serão:

  • Arquitetura Digital: Aproximações entre Projeto e Tecnologia, com Pedro Veloso 
  • Da Prototipagem Rápida à Fabricação Digital: A Personalização em Série, com Regiane Pupo 
  • Arquitetura de Geometrias Naturais, com Andrea Macruz e Carlos Machado
Informações e inscrições:
Palestras sobre Processos de Projeto e Fabricação Digital em Arquitetura e Design
e
Senac Santa Cecília promove eventos sobre novas tecnologias e projetos de arquitetura e design

1 de jun de 2011

Seminário Internacional AsBEA sobre Arquitetura Digital

Fonte: asbea.org.br

Nos próximos dias 13 e 14 de junho, a AsBEA apresentará o 1º Seminário Internacional sobre Arquitetura Digital - BIM - Sustentabilidade - Inovação.

O evento, que acontece no WTC Convention Center, das 9h às 19h, é voltado para arquitetos, urbanistas, engenheiros, designers, pesquisadores, estudantes e demais interessados no uso da tecnologia digital avançada em Arquitetura e Construção.

Com a curadoria do arquiteto e professor Eduardo Sampaio Nardelli, a programação é composta por palestra de pesquisadores e arquitetos renomados no cenário nacional e internacional e pela apresentação de cases de sucesso na aplicação da tecnologia digital.

Além disso, haverá uma feira com expositores de produtos que permitem que essa tecnologia esteja presente nos escritórios de arquitetura brasileiros.

Não perca!

Confira a programação e preencha já a sua ficha de participação.

Data de inscrições com desconto prorrogadas para o dia 3 de junho, próxima sexta-feira.

Postagens recentes