11 de fev de 2011

AA Rio Design Workshop



Nos dias 5 a 14 de abril de 2011, acontecerá o Matéria-Prima Design Workshop, um evento AA Visiting School que terá lugar no porto de Rio de Janeiro. Segue o Release:

"Complementando os locais associados ao Carnaval de Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, este workshop irá explorar esportes alternativos informais e populares, e programas culturais, como forma de transformar ambientes urbanos e comunidades precárias e ajudar a garantir um legado para a comunidade para estes eventos globais. O workshop de 10 dias vai promover uma filosofia de design que medeia entre a sensibilidade global e local, entre as economias formal e informal, e entre os processos de fabricação de alta e baixa tecnologia. Em contraste com produtos importados e pré-fabricados, se vai empregar uma metodologia híbrida, utilizando matéria prima e outros objetos encontrados (inspirado na obra do artista Ernesto Neto e os irmãos Campana), ainda evoluindo esses projetos com novas técnicas computacionais de design e fabricação que enfatizam a introdução da lógica baseada em componentes.

O workshop terá lugar quase 40 dias após o Carnaval, para explorar a reutilização dos carros alegóricos, fantasias e parafernálias relacionadas, colaborando com várias escolas de Samba localizadas nos armazéns pós-industriais vazios do porto, o berço do Carnaval e da Samba. O material reciclado do carnaval será transformado utilizando processos de fabricação digital e junto com novos componentes fabricados digitalmente, se criarão intervenções para micro-espaços e mobiliário urbano na zona do porto, para apoio de eventos esportivos e culturais que envolvam a população local e contrastem e complementem as construções em grande escala dos espaços de esportes olímpicos.

Aberto a designers de todo o mundo, o workshop incluirá modelagem paramétrica extensa, instrução em Rhino Grasshopper (incluindo GECO, e Galapagos, para integrar a otimização do ambiente, a simulação e o controle paramétrico) e processos de fabricação digital utilizando corte a Laser, usinagem CNC e máquinas de prototipagem rápida, patrocinados pela DS4 e SEACAM, os quais serão utilizados para produzir projetos e maquetes. O workshop também contará com seminários e palestras de arquitetos, artistas, urbanistas e outros especialistas brasileiros e internacionais, (trabalhado diretamente com artesãos de carros alegóricos em suas oficinas e colaborando com os DIA Workshops de FABberz), e culminará com a fabricação de protótipos a escala 1:1 e uma apresentação final nos espaços do porto e do centro da cidade."

Mais informações e inscrições no site: AA Rio de Janeiro Visiting School

Postagens recentes