28 de jun de 2010

Banca de Diplomação no UniCEUB


A Professora Beatriz de Abreu e Lima convida aos interessados a presenciar a apresentação final dos seus alunos de Diplomação 1 do Curso de Arquitetura e Urbanismo, amanhã, 29 de junio de 2010, no atelier 9, bloco 11, UniCEUB, Brasília – DF.

Apresentam os alunos: Eduardo Crosara, Maria Gabriella Nunes Pinta Gama, Raquel Ruas Monte e Rodrigo Cruz dos Santos, todos participantes da oficina Territórios de Ambigüidade. Como banca, contarão com os Arquitetos: Rossana Delpino, Walter Ewoud van Schaijk e Igor Lacroix.

Imagem por Beatriz de Abreu e Lima.

17 de jun de 2010

DIA Workshop Rio de Janeiro - FABberz + LaN



Nos dias 23 de abril a 5 de maio, aconteceu o DIA Phase I Workshop: Rio de Janeiro, ministrado por Josiah Barnes (FABberz) e Luis Fraguada (LaN).

Eles conduziram um bom grupo de arquitetos e estudantes de arquitetura para desenvolver colaborativamente projetos de design, arquitetura e urbanismo de interface a través do desenho paramétrico e a fabricação digital, usando Grasshopper e corte a laser. Os projetos foram fabricados em MDF, polipropileno, tecido, gesso e concreto.





Imagens: Josiah Barnes e Raquel Lorenzo, FABberzLOG: http://fabberz.wordpress.com/

10 de jun de 2010

Resultados do Workshop Territórios de Ambigüidade - Brasília


Devido à especificidade do tema e do cronograma, o conteúdo do workshop Territórios de Ambigüidade - Oficina de Estratégia Avançada de Projeto e Desenho Paramétrico foi orientado ao Morphing, superposição, gradação e outras estratégias de negociação de contrastes, segundo parâmetros contextuais, em muitos dos casos, a escala urbana, mas também fazendo especial ênfase (pelo menos teórico) na fabricação digital.


Fotos: Beatriz de Abreu e Lima. Mosaico: Ernesto Bueno.

Tivemos a sorte de contar entre os participantes com o Igor Lacroix, arquiteto que, no seu escritório protoarq, possui uma impressora 3D. Ele desenvolveu maquetes em resina (imagem 2) e em polietileno (imagem 3) a partir dos exercícios da aula.



A imagem 4 mostra a maquete de Lucas Martino (Foto: Beatriz de Abreu e Lima), sobre o tema da triangulação e fabricação por corte 2D, executado em papel como exercício.



A última imagem pertence a Maria Gabriella Gama, do seu projeto de diplomação sobre o gramado da Esplanada dos Ministérios.


O Ernesto agradece a Beatriz por toda a organização e ao pessoal da MS Desenhos pelo apoio na sala de aula.

9 de jun de 2010

Mudança de “Design Paramétrico - UP” para “Parametricismo”

Devido à abrangência dos conteúdos que se postam neste blog, que já não se limitam ao workshop na Universidade Positivo, mudamos para:

Parametricismo
Desenho paramétrico, modelagem generativa e fabricação digital como processos avançados de projeto.
http://parametricismo.blogspot.com/

O nome provem do inglês Parametricism, cunhado por Patrik Schumacher no Parametricism as Style - Parametricist Manifesto, que inicialmente apresentou na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2008. A idéia esta sendo criticada por muitos, entre outras rações, porque se questiona se é válido continuar classificando a arquitetura em estilos ou tendências “ismos”. Dois anos já se passaram e ainda não se escuta muitas pessoas no nosso meio usar o termo. Provavelmente, a palavra parametricismo não vai ser incluída nos dicionários de língua portuguesa nem espanhola no futuro próximo. Mesmo assim pode ser um bom nome para um blog sobre modelagem paramétrica e generativa na Arquitetura e no Design.

Espero que continue a crescer o interesse e a quantidade de seguidores, para os quais se pretende acrescentar mais conteúdos.

Atenciosamente,

Ernesto Bueno

PS: Esperem mudanças no design gráfico também.

Postagens recentes