29 de mai de 2012

Curso de Modelagem Generativa - LABi - SP



Curso de 28 horas, nível iniciante, sobre técnicas desenho paramétrico e modelagem generativa com Rhinoceros, Grasshopper e plug-ins, para a modelagem avançada de projetos de arquitetura. Destinado a estudantes, profissionais e professores de arquitetura e afins com conhecimento de CAD.

Conteúdos:


  • Modelagem de NURBS: curvas, superfícies e sólidos.
  • Transformações geométricas.
  • Espaço paramétrico e espaço cartesiano.
  • Racionalização: Contouring, voxelado, triangulação e panelização.
  • Sistemas responsivos: agentes atratores e repulsores.
  • Sistemas generativos: grades e nuvens de pontos, diagramas de Voronoi.


Material:

Os participantes trarão seus próprios laptops para o curso e esses devem possuir configurações mínimas para rodar o programa Rhino.

Instrutor: 

Ernesto Bueno (Atelier UM+D | Toolingroup)

Calendário:

25 a 30 de junho de 2012
Segunda a sexta, das 19h às 23h
Sábado, das 9h às 18h

Carga Horária:

28 horas

Local:

LABi - Laboratório de Ideias
Rua da Consolação, 867, Sala 21 - São Paulo - SP

Mais informações e inscrições: 

LABi - Workshop Modelagem Generativa
contato@labideias.com.br
www.labideias.com.br

11 de mai de 2012

[des]dobrar: Palestra e Inauguração na UP - Atelier UM+D



No dia 16 de maio de 2012, às 10 horas, o Atelier UM+D dará uma palestra de inauguração da mais nova instalação interativa [des]dobrar, no bloco de Arquitetura da Universidade Positivo, rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido, Curitiba – PR.

Técnicas de desenho paramétrico, fabricação digital e sistemas eletrônicos de sensores e servo-motores controlados com placas de Arduino foram usadas no desenvolvimento e execução desta instalação que oferecerá uma experiência reflexiva e dinâmica num espaço de circulação do campus da Universidade. A palestra abordará estes tópicos no contexto da pesquisa no processo de projeto, assim como o seu baseamento teórico, sobre o qual o escritório também produz uma publicação que verá a luz proximamente.

A instalação e a publicação são iniciativas do Atelier UM+D, com apoio do Grupo Positivo, após a aprovação de edital de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba.

Publicado na PINIweb.

4 de mai de 2012

AA Shop-Front Fab Workshop São Paulo


Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE
10-19 de julho de 2012



A Barra Funda, em São Paulo, já foi caracterizada com uma vibrante mistura de pequenas indústrias, comércio e residências. Porém, como as políticas econômicas favoreceram a concentração da produção industrial em grandes plantas, companhias abandonaram os centros das cidades e se instalaram nas periferias ou no exterior. Ao invés de apenas introduzir novos programas nessa paisagem pós-industrial, o workshop propõe a criação de um novo tipo de micro-indústrias a fim de gerar uma mistura de consumo e produção nos centros das cidades criando uma política de “prosumption”, manifesta através de micro-fábricas que coexistam com o comércio e as residências. O workshop postula que ferramentas computacionais de projeto e técnicas de fabricação digital podem ser usadas para ajudar a criar estas micro-indústrias, pois estas ferramentas e técnicas aumentam a produtividade com pouco uso de espaço, o que pode potencializar o trabalho de artesãos locais para produzir e vender on-demand diretamente para os consumidores.

O workshop aproveitará a energia emanada pela cena emergente de galerias de arte na Barra Funda e micro-agentes que utilizam a tecnologia digital para criar um novo movimento cultural no centro. O workshop buscará criar protótipos de modelos de micro-indústrias usando design e fabricação digitais, enquanto seus participantes aprendem e usam essas novas tecnologias, incluindo Rhino, Grasshopper, plug-ins e Arduino, assim como 3D Printers, fresadoras CNC e Laser Cutter, produzindo intervenções em escala 1:1 promovendo este novo movimento. O workshop será parte do FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – uma exposição de arte digital interativa. O curso vai sugerir maneiras para que essas tecnologias sejam inseridas em micro-economias cooperativas dentro do bairro. Para tal, trabalharemos diretamente com artesãos e artistas da Barra Funda inserindo novas tecnologias disruptivas em seus processos de trabalho como, por exemplo, a pequena fábrica da Resinfloor no bairro, usando sua resina tanto para fazer acabamentos como em fôrmas produzidas digitalmente, inventando um novo processo líquido de fabricação high-tech e low-tech. Outra colaboração será com os fabricantes de impressoras 3D Metamáquina, cujo desafio é disseminar máquinas high-tech com uma estratégia de indústria de pequena escala com custos reduzidos.

Mais informações e inscrições em: saopaulo.aaschool.ac.uk

Postagens recentes